sábado, 18 de junho de 2011

Voltar a prisão? Como assim?



Por Saulinho Farias
 Ler Romanos 6
o   1Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

A graça nos libertou. Então me responda: Que sentido faz voltar à prisão deliberadamente?

Não concordo com aqueles que tudo o que proclamam é legalismo, eles acham que precisam merecer o céu, suas mensagens são carregadas de “faça/não faça”; em contrapartida, também não concordo com o evangelho liberal de nossos dias, onde tudo é relativo, onde seus falsos profetas são adeptos do antinomianismo, desprezando o valor das boas obras. Os que promovem esta idéia vêem na graça uma razão para se fazer o mal. “Quanto pior eu for, mais Deus será gracioso comigo” – Pensamento vil, inconsequente e irresponsável. Apesar de não sermos salvos pelas boas obras, as boas obras são um sinal de que estamos salvos. A estes indico o livro de Tiago. Boas obras são fruto de uma nova vida. Se eu não pratico boas obras, se meus frutos são maus, devo me questionar se realmente tenho crido.

Como podemos nós, que fomos justificados, não viver justamente? Como podemos nós, que fomos tão amados, não amar também? Como podemos nós, que fomos abençoados, não abençoar?Paulo parece chocado com tal possibilidade.

A fé sem obras é morta. A fé que cremos para a salvação é a mesma fé que nos capacita a vencer o mundo, a carne e o diabo.

Como ilustra Max Lucado: “Vou ser preguiçoso no trabalho, só para que você veja como meu chefe é bonzinho”; “Olha mulher, eu vou tratar de trair você e você não vai falar nada, só para que todos vejam que você é submissa, a melhor mulher do mundo”; “Olha mãe, eu vou deixar meu quarto bagunçado, assim toda a vizinhança vai ver como você é boa dona de casa”. – Esse tipo de procedimento é revela um coração terrivelmente ingrato.

Será que temos agido assim para com Deus? Talvez não pequemos pra ver Deus manifestando graça, mas pecamos sabendo que amanhã a misericórdia de Deus se renovará? Pecamos hoje a noite, sabendo que amanhã confessaremos? Você acha que a meta de Deus é promover a desordem?

Tito 2.11-12 - Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus.

NÃO FAZ SENTIDO VOLTAR À PRISÃO. A GRAÇA de Deus nos libertou de uma vida desordenada. Por que retornar? Vivíamos sob o domínio do pecado, sob a tensão da pena e aprisionados pela culpa. Ele cumpriu nossa pena e nos tornou inocentados perante Deus. Já viu um prisioneiro liberto querer continuar preso? É inconcebível o pensamento de voltar à jaula. Por que você gostaria de por os pés na prisão outra vez?
·           Você está com saudades da impureza? Da mentira? Da prostituição? De acabar com sua saúde com drogas? Da depressão? Do medo? Da culpa? Da vergonha?

o   Romanos 6 - 3Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Batismo – União com Cristo – Aliança.
Que espécie de amnésia é essa? Como um noivo horrorizado ao ver sua noiva flertando com outros homens em plena festa de casamento. Paulo pergunta: “Vocês esqueceram a aliança que vocês tem?”. Retornar ao pecado após ter sido unido a Cristo é como ter cometido adultério.

Quando realmente vemos as vantagens que a graça nos proporciona, não sentimos saudades de pecado do passado, pois alcançamos favores jamais imerecidos. Ao observar o que temos hoje, a liberdade em Cristo, livres do pecado, livres da condenação, livres de uma má consciência, livres totalmente para amar de verdade.  Ainda existem lapsos da velha natureza em nós, mas em geral, percebemos que Deus tem colocado a nossa casa em ordem.

Voltar a desordem? De maneira nenhuma.

Uma escolha a fazer: Presos a Cristo ou presos ao pecado?

11Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
12Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Afirmando a nossa nova realidade. Não nos vermos segundo a carne, mas pela fé afirmarmos, considerarmos todos os dias que o pecado não é mais o dono do nosso coração. Ele perdeu o domínio que tinha, as coisas hoje já são mais difíceis pro pecado em nossas vidas. Aquele a quem você se oferece, tomará conta de você e será o seu Senhor, e você seu escravo. E você se tornará semelhante àquele a quem você pertence.

Existem três tipos de santificação:
1.       Posicional – Todo crente é santificado sendo um com Cristo.
2.       Experimental – triunfo sobre o pecado, dia após dia.
3.       Final – ser glorificado com Cristo.

Aqui em Rm 6, Paulo relata está falando da santificação experimental.  Creiamos então nisso: O pecado não terá mais domínio sobre nós. Diga: Jesus Cristo é o Senhor da minha vida.

2 comentários:

  1. ESSA É A NOSSA VERDADEIRA VITÓRIA QUE NOS TRAZ IMENSA ALEGRIA, SEM MEDO SE ACHEGAR A DEUS E A CADA DIA SENTIR O SEU CUIDADO CONOSCO, ESSE AMOR NOS AJUDA A CAMINHAR RUMO Á PÁTRIA CELESTIAL, VENCENDO O PECADO EM NOME DE JESUS!!

    ResponderExcluir
  2. TREMENDA E EDIFICANTE ESTA PALAVRA!!! DEUS TE ABENÇOE!!

    ResponderExcluir