quinta-feira, 16 de junho de 2011

A impressionante graça de Deus - 4

O impacto da Graça
Por Saulinho Farias


Ler Rm 3.21-31 -
o   21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas (NTLH - Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei.); 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados (Sublinhada- Deus nos declara sem “culpa”) gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
o27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei (sublinhada - não pelas coisas boas que fazemos). 29 É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

Estão os cristãos sob liberdade condicional ou plenamente perdoados? Quando um prisioneiro é perdoado, ele está completamente livre, sem restrições ou formalidades legais. Quando sob liberdade condicional há restrições: ainda tem de prestar informações, apresentar-se regularmente ao juiz, não pode ir a certos lugares, não pode fazer determinadas coisas, etc.  Teria Deus colocado o crente sob liberdade condicional?
Bem... fomos justificados, ou seja, isentos de culpa. É como se nunca houvéssemos pecado. Simplesmente: Ficha limpa. Ou seja: sem ter de pagar nada em troca. Não fomos só livres da pena de morte, como também da culpa. Tudo isso por meio da fé. FÉ EM JESUS CRISTO como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Crendo nEle, que todo a ira de Deus pelo pecado foi descarregada nEle, graciosamente recebemos a justificação. É pura Graça! Estado de Graça! Somos salvos mediante a redenção que há em Jesus (libertar da escravidão mediante o pagamento de um preço).
Então – Resposta – O cristão está completamente perdoado.
Tudo que precisávamos para sermos salvos foi feito por Jesus! Está consumado. Só nos resta acreditar nisso (FÉ) e recebermos o que temos por herança, por graça.
·      Romanos 4.6-8
o   E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado”.

Que imensa felicidade nós temos em Cristo!
A mesma fé que temos em Cristo para sermos justificados diante de Deus nos capacitará para sermos santificados à sua imagem dia após dia.
Romanos 5
o    1Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Temos paz com Deus. Isso é muito maior que termos paz em nosso país, paz nas ruas, paz na família, etc. Não estamos mais separados de Deus. Fomos reconciliados com Ele através de Jesus. O termo paz remete a harmonia e unidade com Deus. Bem como, Vínculo de Unidade, Aliança. Jesus é a nossa aliança com Deus. Ele desfez a inimizade que havia entre nós e Deus.
Não temos mais aquele velha angústia, aquele tormento na alma que está distanciada de Cristo, fruto de uma dúvida terrível sobre o valor da existência presente e o medo do desconhecido após a morte. Temos paz! Descanso! E começamos a gozar isso ainda aqui, na terra, mesmo em meio à tribulação(v.3).
Tivemos acesso a esta graça. Impressionante. Nas cortes orientais, somente os mais seletos tinham acesso à presença dos reis, só uns poucos servos poderiam entrevistar-se com eles. Em nosso caso, além de todos termos recebido acesso, fomos chamados de filhos do Rei. Pura Graça!  E nela estamos firmes. Indica que não é um privilégio temporário, mas uma bênção permanente.
Gloriamo-nos na esperança da glória de Deus – Isso é mais do que contemplação da mesma, diz respeito também à participação. A esperança de sermos como Ele é, compartilharmos sua natureza gloriosa (Hb 2.10). Seremos dia após dia, até o grande dia, aperfeiçoados, santificados, glorificados. Também é resultado de tão impactante graça. Ele nos levará a glória.

o    6Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. 8Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

É difícil achar, mas homem talvez se disponha a morrer por um amigo, por um homem justo. Mas e morrer pelo inimigo? Por um caráter pervertido? Por um homem egoísta e violento? Por um assassino?
Deus fez isso em Jesus! Graça soberana! Deus se eleva acima do pecado e ama sem motivo algum. Os homens precisam de algum motivo para amar, já o amor de Deus é ilimitado.
“...muito mais agora...” – só nesse capítulo são quatro dessa expressão. Se Deus havia começado sua obra graciosa através de Cristo, no caso de homens rebeldes e inimigos, então muito mais ainda continuará sua obra sendo estes seus FILHOS. E os livrará completamente da ira. Uma salvação que vai sendo conferida, dia após dia através da vida do Salvador(v.10). nos versos 15, 17 – o fluxo muito mais abundante da graça em comparação com o fluxo do pecado. Abundancia de Graça!
o    19Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 20Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, 21a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Superabundante graça! O dilúvio da graça cobriu o do pecado. A avalanche da graça engoliu a do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário