quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semeadura, Colheita - Efeito Borboleta

Por Saulinho Farias


“Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato”. Wikipédia

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. Gálatas 6:7-8

Existe um princípio estabelecido, um princípio de justiça: Se faço o que é justo, recebo coisas boas, se faço o que é errado, as bênçãos de Deus não me alcançam.

Em Mateus 13 Jesus traz muitas parábolas de ensino sobre o reino de Deus onde utiliza figuras de semente: a parábola do semeador, a parábola do joio e do trigo, a parábola do grão de mostarda. Entre outros ensinos podemos tirar um interessante: na vida espiritual, o pouco que fazemos, seja para o bem, seja para o mal, pode acarretar conseqüências inimagináveis.

A semente é algo aparentemente insignificante, todavia com o tempo observamos que aquilo que no início era visivelmente medíocre, cresce e se desenvolve, se transformando em uma árvore robusta e gigantesca, com muitos frutos.

Aquilo que homem semeia, isso ele colhe, porém não na mesma proporção.

Já observou que algumas palavras (sejam boas ou más) que você semeou sobre outras pessoas acarretaram em conseqüências surpreendentes? Faz-me imaginar o quadro muito comum de um filho que cresceu ferido por uma “simples” palavra de maldição de seu pai enquanto criança. Aquela palavra maldita ficou na memória por uma vida inteira e acarretou um prejuízo imenso na formação de seu caráter. O pai nem faz idéia de que muitos dos gigantes problemas que hoje tem com seu filho vieram de uma palavra imprudente pronunciada há muitos anos e da qual ele nem mais se lembra que falou.

Já observou que alguns “pecadinhos” feitos em oculto lá traz, no seu sombrio passado, acabaram trazendo sobre você mesmo, muito mais estrago do que você poderia calcular? A isso denomino o “efeito borboleta” do pecado. Se você planta o mal, não espere esse mesmo mal em retorno, mas espere esse mal multiplicado, quadruplicado, elevado à n-ésima potência. Uma progressão, não aritmética, mas geométrica.

Todos os homens semearam a injustiça com o pecado (não há um justo sequer) e o salário de todos é a morte (Rm 3.23, 6.23). Todos plantaram condenação eterna pela sua independência de Deus. Como assim? Como todos pecaram? Pela desobediência de um só homem. Romanos 5.12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”.

Tenho em mente que Adão não tinha noção das conseqüências avassaladoras de seu ato de desobediência. A rebelião de um só trouxe morte a toda uma humanidade.

Mas algo muito mais impressionante aconteceu. Nosso Deus justo foi muito mais além com seu amor. Além do que poderíamos imaginar. A árvore de conseqüências da graça supera e muito a árvore do pecado. Eis o “efeito borboleta” do amor e da graça de Deus: O que nós merecíamos ceifar por causa de nossos pecados, Ele assumiu. Erramos e merecíamos punição eterna, isso é a justiça em ação. Mas Jesus foi punido em nosso lugar. O justo pelos injustos (I Pe 3.18)

Deus não invalidou o princípio da semeadura e da colheita, mas nos ensinou o que é graça ao nos dar o que não merecíamos.

Rm 5.15–21 - “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos. Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.”.

Hoje, o princípio da semeadura e da colheita continua em ação. Mas com um detalhe interessante: Se nós cremos em Jesus e andarmos no Espírito, uma nova lei de semeadura elimina a semente do mal plantada em nosso passado. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. Rm 8.1,2
Se andarmos no espírito, não temos que andar com medo do nosso futuro, pensando como condenados por um passado vil e cruel. NÃO! Somos livres. Não estamos debaixo de NENHUMA condenação. Mas lembre bem: Isso acontece SE ANDARMOS NO ESPÍRITO, e não militarmos segundo a carne.

2 comentários:

  1. que maravilha esta palavra, o pleno conhecimento da verdade liberta a nossa alma!! vlw maninho, benção fica na paz!!

    ResponderExcluir
  2. maninho a palavra do Senhor se renova a cada instante, te agradeço por tudo que você tem sido em minha vida, cada dia mais tenho visto o quanto Deus nos ama, e se depositarmos nEle a nossa esperança, colheremos os frutos de arrependimento, renuncia e amor! Rm 8: 25! todos nós precisamos desse amor, infinito amor!! Deus sempre te abençoe, obrigada por me ensinar tanto!!

    ResponderExcluir