quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saber ouvir para saber cuidar

Por Saulinho Farias

Meditando em Jesus nós nos impressionamos com a sua tremenda habilidade em ouvir as pessoas. Sua audição era aguçada pelo Espírito e ouvia até aquilo que não era pronunciado, o som que era ecoado na região dos pensamentos e que brotava do coração. Quantas vezes os fariseus foram surpreendidos com o Senhor ouvindo seus pensamentos maus?

Jesus manifestava o interesse em ouvir as pessoas falarem sobre suas necessidades e aflições. Muitas vezes tal necessidade era claramente visível, mas ainda assim o Senhor estimulava as pessoas a falarem, quando perguntava: “o que você quer que eu faça?” Não é à toa que o ministério de cura de nosso Senhor Jesus foi tão forte e poderoso. Ele não chegava lá e simplesmente curava alguém como se fosse mais um. Não! Ele olhava nos olhos de cada um, de maneira profundamente amorosa e interessadamente atentava em suas palavras.

Quando Lázaro morreu e o Senhor chegou à Betânia, ele já estava ciente de tudo que tinha acontecido, bem como do que iria acontecer. Marta chegou chorando e logo depois Maria se derramou aos seus pés em prantos, dizendo: “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”. Ele não interrompeu suas palavras. Ele não disse: “Eu já sei! Eu já sei!” Ao invés disso, Ele atentou no sofrimento daquelas irmãs e chorou com elas, mesmo sabendo o que estava para acontecer, de que Lázaro iria ressuscitar. Ele foi capaz de ouvi-las, de comover-se e de chorar com elas.

Em nossos relacionamentos devemos ser capazes de ouvir uns aos outros. Em Hebreus 5.11 o apóstolo denuncia a imaturidade daqueles irmãos e aponta a causa: “...porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir”. Na versão do Novo Testamento Vivo, temos: “Existe muito mais que eu gostaria de falar nestas linhas, mas vocês parecem não prestar atenção, portanto é difícil fazê-los compreender”. No verso 12 vemos que eles já deveriam ser mestres, levando em consideração o tempo na fé que tinham, mas não eram porque tinham dificuldade em ouvir.

Um bom discipulador é antes de tudo um bom discípulo. Alguém que ensina bem com certeza aprendeu a ouvir bem. Parar para ouvir pessoas mais maduras é um sinal de maturidade, parar para ouvir o companheiro (alguém no mesmo nível) é sinal de amizade, parar para ouvir os mais jovens espiritualmente é sinal de humildade. E é aqui que vamos nos deter por enquanto.

Ouvir o discípulo é uma habilidade que os grandes mestres aprenderam. Muitos “mestres” querem apenas ser ouvidos pelos seus discípulos. Eles têm uma profunda dificuldade de parar de falar.  Têm sempre a primeira e a última palavra. Sempre estão certos. Aquilo que falam parece ser uma lei indestrutível no universo ou a última revelação do terceiro céu. Não estão preparados para aprenderem com outras pessoas, ao invés disso sempre pensam que todos deveriam aprender com eles. Como resultado, estão em posição de autoridade, mas completamente desprovidos dela, por causa do orgulho do coração. São discipuladores só de título, são mestres de posição, mas não do coração. Não influenciam, não cativam, não conquistam. Muitos discípulos à sua volta tem dificuldade de conviver com eles, pois não se sentem cuidados, amados, compreendidos. Qualquer palavra corretiva por parte dos discípulos é vista como uma ofensa, rebeldia, insubordinação.

Ouvir o discípulo é muito importante para ele seja curado em sua alma. Precisamos deixa-lo falar, se expressar, sentir-se livre para abrir seu coração conosco. Muitas vezes queremos interromper o discípulo por causa de uma simples palavra que não concordamos e então, nossas boca se transforma em uma cachoeira de palavras interruptas que empurram para baixo qualquer possibilidade de o discípulo ser compreendido. Se não formos capazes de ouvir as pessoas, como iremos compreendê-las? Muitas vezes tiramos conclusões dos discípulos baseando-se em nosso ponto de vista, e não atentamos para o que a Palavra diz, como também, ignoramos o contexto de vida do discípulo. Como resultado, as feridas continuam expostas e os filhinhos sem cura.

Não estou dizendo que não temos que falar nada e só ficar ouvindo. Não vamos para outro extremo. Sim precisamos falar, precisamos corrigir, precisamos admoestar, precisamos confrontar. O importante é sempre perguntarmos ao Senhor, quando e como devemos falar.

Quando? – “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Pv 25.11  -  Muitas vezes queremos falar tudo o que o discípulo precisa, mas na circunstancia errada. Não temos a paciência para esperar o momento certo. Aprendi coisas preciosas na convivência com discípulos aparentemente problemáticos. Às vezes não temos que falar nada pra eles. Sim, às vezes o nosso silencio fala com mais força do que qualquer palavra. Em algumas situações, deixei que algumas pessoas tirassem suas próprias conclusões sobre suas próprias palavras, e saí de perto, agendando uma nova conversa para outro dia, quando a poeira baixasse e a pessoa estivesse mais predisposta a ouvir. Nesse intervalo, dobrei meus joelhos e clamei ao Senhor para que ele falasse àquele coração. No outro dia quando voltei, não foi preciso eu falar, a própria pessoa veio reconhecendo seus erros e pedindo oração.

Como? – “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” Pv 16.24 – Como precisamos melhorar nesse aspecto. Somos tão incisivos, duros e ásperos no falar que acabamos piorando a situação. A Bíblia diz que devemos corrigir com espírito de brandura (Gl 6.1). Devemos ser mansos, brandos, cordiais. Isso não significa que vamos passar a mão por cima dos erros ou não tocar na ferida, mas sim que vamos tratar com óleo e vinho (Lc 10.34), ou seja, com unção e graça do Espírito Santo, por meio da Palavra de Deus.

2 comentários:

  1. Parabéns, Saulinho! Fui realmente muito edificada, como sempre sou em suas canções e ministrações. Que você continue assim, se deixando ser usado por Deus para falar aos corações daqueles que precisam, crescendo em conhecimento na Palavra de Deus. Que Ele te abençoe poderosamente em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. você meu irmão, foi o discipulador que o Senhor usou pra mudar a trajetória da minha vida, e sei que nestas palavras aprendi mais ainda com você, tu és uma benção em nossas vidas, e que Deus continue te usando para edificar muitas vidas neste caminho maravilhoso, que mesmo muitas vezes tortuosos, somos vitoriosos, quando obedecemos e cremos no Senhor!! Jesus é lindo em tua vida, te amo em Jesus meu irmão!!

    ResponderExcluir