terça-feira, 14 de junho de 2011

A impressionante graça de Deus - 2

Os homens, pecadores de todos os tipos


Os Ímpios, pecadores hedonistas


Ler Romanos 1.18-32 – O fracasso e a corrupção dos gentios
·         A idolatria e depravação dos homens
·18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
·      V.18 – A ira de Deus – não tem a ver com a emoção humana de ira, algo que perturbe o equilíbrio emocional das pessoas e as torne desejosas de ferir as outras. Pelo contrário, é um determinação justa das conseqüências do pecado, seu resultado natural. Tem a ver com a justiça.
·      Há uma lei que requer retribuição: “o que o homem semear, isso colherá” (Gl 6.7,8)
·      V.19 – detém a verdade – reprimem, se defendem, combatem, expulsam) em favor da injustiça. A vontade de não crer. Permanecem sobre eles a lei da semeadura e da colheita – recebem exatamente aquilo que merecem.

·         20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.

·           V.20 – Deus se manifestou – A tríplice revelação de Deus:
1.       Revelação externa - Pela sua criação
2.       Revelação interna - Pela própria consciência do indivíduo
3.       Revelação especial - através das escrituras, do conhecimento da vida e obra de Cristo – isso confirma e completa as outras duas revelações.
·           No caso dos ímpios, Deus se revela SIM! – nos dois primeiros tipos de revelação.
·           “tais homens são por isso indesculpáveis” – ou seja, os homens podem ser JUSTAMENTE condenados ao julgamento eterno, até sem ouvir de Cristo e do seu evangelho, porque moralmente, merecem tal castigo, pois rejeitaram a luz que Deus deu na natureza e em suas próprias  consciências.
·           V.21 – Há uma força intuitiva que atrai o homem a Deus, mas eles rejeitaram. Muitos até resolveram adorar a criatura ao invés do Criador (v.25).
·           Nulos em seu raciocínio” – Racionalizaram o seu erro, se desculpando racionalmente por sua desobediência. O seus corações insensatos se obscureceram. “O conhecimento incha. E com freqüência gera orgulho, e o orgulho é castigado por Deus por meio de cegueira espiritual, que é a mãe da idolatria” Wordsworth

·         22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
·         24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
·26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

·           O Hedonistaa meta da sua vida é o prazer. Dirige sua vida como se não existisse um Deus. Indulgente consigo mesmo. “Boa vida”.
·           “Deus os entregou” – significando que os deixou aos seus próprios desejos.
·           E daí pra frente, os homens vão de mal a pior (v.24-32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário