quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deus se revela aos pequeninos


Por Saulinho Farias

"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instituídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, por que assim foi do teu agrado". Mt 11.25-26

Ontem estava conversando com meu amado amigo Lausemar sobre uma experiência de uma jovem recém chegada à nossa congregaçao. Essa garota com aproximadamente 15 anos, se converteu recentemente e tem desenvolvido um amor sincero pelo Senhor, ao ponto de renunciar um relacionamento indevido pelo reino de Deus.

Mas algo aconteceu no sábado com essa, e outras duas jovens, na casa de uma delas, que me deixou aos meus pensamentos. Era aproximadamente uma da madrugada quando recebi uma ligação de uma delas. As três estavam maravilhadas e aos prantos. A jovem a que me referi estava vendo anjos de Senhor e uma forte luz entre eles, que penso ser o próprio Jesus. Pude gozar um pouco daquela alegria via celular e pedi a elas que orassem por mim.

Conversando com o Lau, ele me disse: Saulinho, eu não duvido da experiência dessa jovem, mas o que me pergunto é: qual é o propósito por traz dessa manifestação do Senhor? Creio firmemente que por traz de cada manifestação divina está a Sua própria glória. O objetivo de Deus se revelar poderosamente ao homem é que Ele mesmo seja glorificado.  

Lembro de uma experiência que tive quando pré-adolescente, quando meu pai me levou, em companhia de uns dez irmãos, para uma vigília em um monte, no meio de uma mata fechada. Lembro que um dado momento, todos nós vimos algo tremendamente lindo. As folhas secas das árvores que estavam no chão começaram literalmente a brilhar. Uma linda luz. Um fogo que queimava e não consumia as folhinhas. Eu pegava uma folha seca brilhante e com ela lia a minha bíblia, com ela via o rosto dos meus irmãos. Foi realmente maravilhoso.

Lembro que aos 17 anos contei essa experiência para a minha turma da universidade, em uma aula de filosofia. O professor até então tinha discursado sobre Deus da seguinte maneira: “As visões de Deus são produto do imaginário do homem; porque geralmente quando alguém diz que está tendo uma visão, essa visão não pode ser compartilhada”. Então, como eu tinha experimentado, por mais tímido e infantil que fosse, não poderia ficar calado.

Me levantei e contei minha experiência para meus céticos colegas, que ao final fizeram uma pausa com a seguinte argumentação que fiz: “Não apenas eu, mas todos os que estavam naquele monte viram a glória de Deus. Se todos vocês se dispusessem a ir àquele lugar com esse espírito altivo, Deus jamais se revelaria. Ele se revela aos pequeninos, aos simples que crêem. Deus não tem necessidade de provar sua existência ao homem. Ele simplesmente existe. E digo mais: se eu estivesse mentindo a todos vocês, pior estaria fazendo a mim mesmo, pois estaria mentindo a mim mesmo”. Toda a turma se calou e o professor rompeu o silencio: “Pois é! Existem muitas coisas que a ciência não explica”.

Quando leio a exclamação de Jesus acima: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instituídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, por que assim foi do teu agrado". Imagino Jesus olhando para os seus seguidores, homens simples e rudes, e depois olhando para o céu com um sorriso no rosto. Deus se revela às criancinhas, não aos que se acham sábios segundo esse mundo.


Se você já teve muitas experiências com Deus, pode em algum momento sentir-se tentado a pensar que você é um pouco "mais iluminado" do que os demais. Por favor, querido, não caia nesse laço do diabo. Não se trata de você. Que Deus seja glorificado, não você. Se Deus quer se revelar, Ele o faz. Não importa a quem seja; pode ser até a um assassino de crentes; se assim Ele quiser ser glorificado. 

Quanto mais o nosso coração crescer em humildade e singeleza, tendo o coração simples e aberto como o de uma criança, mas nos surpreenderemos com Deus, mais teremos a descobrir. Nosso grande desafio é crescer no conhecimento das coisas espirituais e manter o espírito em humildade, para continuarmos nos maravilhando com a glória de Deus. 

3 comentários:

  1. Quando pensamos que tudo está perdido, que a nossa vida está sendo aniquilada pelas grandes ondas que inundam nosso ser, o Senhor com o seu amor e a sua graça nos surpreende e mostra que Ele nunca nos deixa só, precisamos ser realmente dependentes desse amor, pois a sua glória nos fortalece!! amei o artigo maninho!! Deus é lindo em tua vida!!

    ResponderExcluir
  2. Que gozo celeste me faz sentir essas doces lembranças, fui também a uma dessas vigílias. Franklin meu marido relatou essa mesma experiência para um grupo de irmãos no dia 07 de setembro desse ano. Ele relatou a mesma coisa que você. Ele lia a Bíblia, via os irmão através da brasa que ardia nas folhas porém não queimavam as mãos nem consumia as folhas e pequenos galhos. Só mesmo quem é fiel amigo Desse criador perfeito pode crer. Lamentações 3.21 “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. E tudo concorrerá bem para aquele que crê,muitas vezes essas visões e acontecimentos são para fortalecer a fé de quem passa por essas experiências.Tenho as minhas por isso entendo,YAOHUSHUA (Messias) disse não viestes a mim porque me escolhestes,vieste a mim porque meu Pai o escolheste e o enviou a mim.o testemunho além de glorificar YÀOHUH HUL(Criador) também fortalece aos irmão que o recebe,HALLELUYAH,Esses nomes são transliterados no próprio hebraico,nomes próprios não se traduz.

    ResponderExcluir