sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aquietai-vos


Por Saulinho Farias

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. I Pe 5.7

Vivemos em uma era onde tudo “é pra já”. As pessoas desaprenderam há muito o significado positivo da espera. Aliás, “espera” é uma palavra com conotação negativa em tempos de tanta pressa e urgências. Os jovens não querem mais esperar mantendo-se puros até o casamento; os consumidores não querem mais esperar, juntando centavo por centavo a fim de comprar à vista, não! Eles querem aquilo que vêm no momento em que vêem, não importa se isso vai complicar no final do mês, com o terrível mostro da dívida no cartão de crédito ou no cheque especial. Vivemos em tempos onde a insegurança e a incerteza permeiam os corações dos homens, que estão cada vez mais preocupados com o dia de amanhã, esquecendo-se de viver intensamente o hoje.

O mais terrível é ver que quase a totalidade dessas preocupações que nos sobrevém são com coisas desta terra, cuidados da vida, como também vaidades e futilidades que só nos fazem distrair do propósito eterno para o qual fomos criados. O mundo tem nos dito, de todos os modos possíveis, que não podemos viver sem milhares de coisas. Muitos de nós acabam sendo levados na correnteza das pressões terrenas. Mais uma vez: Vivemos num mundo de ansiosos.

Quando paro para buscar ao Senhor, muitas vezes noto que não paro. Minha mente não pára, não se aquieta. Não aprendemos o significado de serenidade e silencio no mundo. Existem muitas vozes, tudo é muito barulhento, nós mesmos só falamos, falamos e não estamos acostumados a nos calar, esperar e a ouvir a voz de Deus. É interessante observar que até nossas orações são apressadas e esperamos de Deus soluções imediatas, fruto de corações inquietos, ansiosos, ocupados em muitos serviços, preocupados com muitos assuntos, assim como Marta (Lc 10.38-42).

Se analisarmos cuidadosamente os nossos corações veremos que sob toda ansiedade e inquietação está a tendência humana ao controle e à independência de Deus. O descanso em Deus não provém de nós, está na vida de Cristo. Provém de uma confiança que só Cristo tem no cuidado e orientação do Pai. Porque Jesus podia dormir tranquilamente em meio à uma tempestade? Porque o Senhor não se afligiu quando viu as multidões famintas? Jesus sabia quem era o Pai e confiava no seu cuidado. E você? Tem confiado no cuidado de Deus e tranqüilizado o teu coração ou está ansioso com o dia de amanhã, com o que haverá de comer ou vestir, ou com quem vai casar, onde vai morar, etc.?

A Palavra diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade”. Tudo aquilo que te preocupa: seja o que vai acontecer amanhã, sejam questões financeiras, seja a tua aposentadoria, sejam as questões nos tribunais humanos, seja uma enfermidade, uma conta a pagar que está tirando o seu sono, seja o fato de você ser solteiro, ou casado, ou não ter filhos, ou ter filhos e não saber como será o futuro deles, seja o fato de estar sendo muito tentado pelo inimigo, seja o fato de você olhar para você mesmo e ver o quanto está longe de se parecer com Jesus, seja qualquer ansiedade... devemos lançar sobre Ele, Por que?

A resposta é uma vacina contra a inquietação: “Porque ele tem cuidado de vós”. Deus está cuidando de você. Vou repetir mais uma vez, preste atenção: Deus está cuidando de você! Entendeu? Pare e ouça Deus te dizendo: “Aquiete-se e saiba que Eu Sou Deus! Eu sou o Seu Deus!” (Leia Salmos 46.10). Escute Jesus em Mateus 6:26: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

Você só deveria estar ansioso por uma coisa. Jesus disse para a inquieta Marta, acerca de sua irmã:“ Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10.42). Mais uma vez: Uma só coisa!

” Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã”. Salmos 130:5-6

”A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta”. Salmos 143:6

Isso mesmo! Você está ansioso por Deus? Seu desejo por Deus está em ebulição ao ponto de você ficar ansioso por viver intensamente em intimidade com Ele? Suas mais profundas motivações, aquilo que controla os seus pensamentos, qual o seu maior sonho? É estar com Deus? Viver Deus? Viver para Deus?

Lembre-se: “pouco é necessário ou mesmo uma só coisa”. Você tem escolhido a melhor parte?

4 comentários:

  1. Na verdade, nem sempre tudo é para "agora", na maioria das vezes é "pa ontem" rs.

    Ás vezes esperar é difícil , faz-se necessário. Costumo lembrar sempre do gavião quando suas unhas e bico estão grande.

    Creio em Deus para me auxiliar sempre, pois sinto que com ele sou mais forte. Quando as coisas não dão certo, agradeço da mesma forma pois ali vejo que há um propósito de Deus para mim:)

    ResponderExcluir
  2. A ansiedade é um dos se não o maior mal do nosso século.
    Nos precipitamos. Não ouvimos a direção de Deus, pois não temos tempo a perder. E no final das contas só saimos perdendo, pois deixamos de ter o que é bom, perfeito e agradável.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Mateus Seixas...

    ResponderExcluir
  4. a ansiedade realmente é um mal que muitas vezes domina o nosso ser, digo do fundo do meu coração que a ansiedade chegou quase a destruir a minha paz, estragou a minha vida, mas o Senhor tem me ensinado e me tratado nesta área que não é fácil de suportar, mas tem buscado em Deus este controle, não é fácil, mas Deus tem me ensinado através da vida de Cristo!! uma benção este artigo, me instrui muito a buscar cada vez mais a presença e a minha necessidade por Deus!! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir