quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma tarde em um bar


Por Saulinho Farias


No último domingo à tarde convoquei um grupo de irmãos para proclamarmos as boas novas no Alto Santo Antônio, na minha querida cidade Jaboatão. Chegando lá, dividimos o grupo em vários grupinhos de 3 pessoas. Saí com o Gustavo e com o Robinho.

O Espírito Santo nos conduziu para um bar. Havia uma mesa posta na calçada com vários homens bebendo cerveja e ouvindo brega. Ao nos aproximarmos perguntei àqueles homens se eu poderia sentar à mesa com eles. Certamente alguns deles já me viram lá por cima, pois cuido da igreja que está naquele lugar. Eles acharam estranho nos convidarmos para sentar com eles à mesa, mas nos receberam com muita alegria.

Gustavo (que é todo tatuado) estava com o seu violão e pedi para ele tocar uma de suas músicas. Enquanto isso, fui à dona do bar e pedi uma coca-cola. A cena, incomum para outros cristãos, não passou despercebida. Alguns passavam e não podiam acreditar que eu estava ali, sentado naquela mesa, com aqueles homens embriagados. Mal posso descrever a alegria de estar ali, bebendo refrigerante com eles e cantando com o Guga. O repertório? Definitivamente não cantei minhas músicas. Mas quis me aproximar deles ao cantar músicas mais populares e conhecidas, como: "Entra na minha casa, entra na minha vida" e "Eu vivi dentro de um calabouço, aprisionado sem poder sair...". 

Era meio estranho (um tanto cômico) para os que passavam diante daquele bar ver todos nós, alguns bem "queimados", cantando aquelas canções. Foi quando uma mulher veio com seu marido ao bar e se incomodou profundamente com a cena. Ao nos ver alí ela nos apontou o dedo e gritou: "Isso não é coisa de crente! Desde quando já se viu um crente sentar na mesa de um bar com gente imunda?". O tom de acusação daquela mulher me fez recordar de Jesus e os discípulos ouvindo as mesmas declarações dos religiosos fariseus: "Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores? (Mt 9.11)".

Ao se referir aos homens como "gente imunda", ela provocou a ira de um jovem, e começou um bate-boca entre os dois. Foi algo tão provocante que a vizinhança foi até a mãe daquele jovem avisar que seu filho estava discutindo no bar com uma senhora. Eu e os meninos que foram comigo começamos a orar e repreender a ação do diabo. Olhei nos olhos de cada um daqueles homens e os abençoei, profetizando a libertação deles. Enquanto isso, o Espírito Santo tocou o Guga, que se levantou e foi em direção a mulher acusadora.

Quando aquele jovem discípulo, todo tatuado, se aproximou dela e de seu marido, e começou a demonstrar o amor de Cristo, o clima começou a mudar. Essa foi a hora que meu pai passou de carro, me viu no bar, parou e sentou conosco. Quando meu pai sentou à mesa e pegou o violão, eu me levantei e me aproximei do Guga e daquela mulher, olhei nos seus olhos e disse: "Você é muito amada por Deus, Ele tem um plano para você e para seu marido, Ele perdoa todos os teus pecados".

A mulher não se conteve e começou a chorar. Foi lindo! Ela pediu que orássemos também por ela e por seu marido. Aquela que estava nos julgando, agora estava aos prantos e abrindo o seu lar para que estivéssemos lá. O Espírito Santo estava agindo de tal maneira que até a dona do bar mudou o repertório e colocou um CD de louvores ao Senhor. Aleluia!

Ao sairmos, eu percebi a glória daquele momento e quantas portas se abriram para a proclamação. Aqueles homens demonstraram-se muito agradecidos pelas palavras e pela atenção concedida a eles, especialmente por termos sentado com eles à mesa naquele lugar.

Nós estamos tão acostumados com apenas os crentes em nosso círculo social que desaprendemos a conversar com os perdidos. Interpretamos mal o texto que diz: "Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl 1.1). O texto fala que não devemos dispor o nosso coração às ações pecaminosas dos ímpios. Mas se observarmos,mesmo que simploriamente, o ministério de Jesus,veremos nosso Senhor cercado de pecadores, publicanos, prostitutas, com os infames e desprezados de sua época.

Nós não fazemos idéia do impacto que Jesus causou àquela sociedade religiosa ao sentar à mesa com os comilões e beberrões. Foi chamado perjorativamente de "amigo de publicanos e pecadores"; mas para Ele, tal acusação se converteu em um elogio, pois foi para isso mesmo que veio: "Os sãos não precisam de médico e sim os doentes... não vim chamar justos, e sim pecadores (Mt 9.12-13).

Não temos noção do profundo incômodo causado por Jesus aos moralistas religiosos ao jantar na casa de um homem da pior categoria como Zaqueu. Ao se dispor a ter comunhão com homens assim, Jesus dáva-lhes aceitação incondicional, removia a vergonha e a humilhação social, fazia-os sem culpa, concedia-os um senso de graça e misericórdia ante a indignidade, concedia-lhes um sorriso transformador diante das feições fechadas e condenatórias da religião; e com isso, libertáva-os do cativeiro de suas almas. Aleluia!!!

Quem é que você convida pra jantar? Pessoas a quem você deseja impressionar? Aqueles que você julga importantes e distintos em sua classe religiosa? Com quem você senta à mesa? Pessoas de boa fama? Pessoas que podem te conceder boa fama? Aqueles de algum modo podem te retribuir favores?

Quem você acha que está sentado à mesa do Senhor? Os sãos? Os sarados? Os bonzinhos das igrejas evangélicas?

Precisamos nos voltar e meditar nesse Jesus dos farrapados, que mal conhecemos, porque infelizmente, nos consideramos justos demais, e nosso coração está muito fechado para receber os demais pecadores.

4 comentários:

  1. carambaa , meu irmão vrebes Deus te abençoe grandemente , me emocionei . Parabéns vc sempre nos impreciona.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. amém Saulinho, foi benção de Deus, e este mover do Espirito Santo se propagou até a igreja, pois os frutos foram semeados com as conversões, logo á noite, foi maravilhosos o culto, e o louvor que sua mãe cantou foi escolhido por Deus!! Deus continue te abençoando em todo tempo, amo muito Jesus em tua vida, tu és um profeta do Senhor!!

    ResponderExcluir
  4. que experiÊncia maravolhosa! que Deus continue abençoando este ministério que admiro tanto.Rose correia.

    ResponderExcluir