quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como discernir o Espírito de Deus do maligno?


Por Saulinho Farias

 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo”. I João 4.1-3

“Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente do que os pensamentos sobre Deus” C.H. Spurgeon

Deus me trouxe uma clareza sobre como podemos reconhecer se o espírito que se manifesta procede do maligno ou é o Espírito de Deus, depois de muito tempo meditando no texto de I João acima citado. O espírito do anticristo afirma que Jesus Cristo não é o Deus que se esvaziou se tornando semelhante aos homens. No entanto, essa sentença maligna pode ser escancarada, ou mais terrivelmente, sutil.

O fato de Deus ter se esvaziado e se tornado o Jesus homem que nós cremos é o oposto do que fez o querubim Lúcifer. Ele não sendo Deus quis elevar-se e sentar no trono de Deus. O orgulho inflou seu interior e esse príncipe da luz tornou-se Satanás, desprovido da glória e desviado do propósito para o qual foi criado. Esse é o espírito que há no mundo. O espírito que não cogita das coisas de Deus (não entende o coração e os pensamentos de Deus), mas das coisas do homem caído (Mt 16.23).

O espírito do anticristo não admite que Jesus Cristo veio em carne. Pense um pouco sobre isso. Ele não admite que o caminho para a glória verdadeira é o esvaziamento. O espírito satânico exala a soberba, a auto-exaltação, a promoção pessoal, a elevação do homem e não a glória de Deus. Tudo o que exalta o homem e não a Deus é o espírito do anticristo, e pasme: Isso está impregnado em mensagens pregadas aos quatro ventos nas igrejas, em folhetos e livros “cristãos”, em músicas “evangélicas” aos montes, em profecias que certamente não provém de Deus, onde o homem acaba sendo o centro de tudo, e não Deus.

Certamente você já deve ter ouvido pregações, canções, profecias do tipo:

“Vou EU te fazer ‘grande’ na terra. Te darei uma cadeira de honra para tu sentares”.

“Você foi feito para ser cabeça e não cauda, então não admita que ninguém te humilhe”.

“Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vai se arrepender, ele estará na platéia e você no palco, etc”.

Não são poucos os que têm sido ludibriados pelo engano dessas palavras. Não conseguem perceber o espírito que fala. Precisamos de discernimento espiritual para não cairmos no laço do diabo.

Certa vez fui ministrar a Palavra em um congresso e Deus me usou grandemente para Sua glória. O Espírito de Deus agiu e falou poderosamente aos corações que estavam ali. Ao final, uma mulher se aproximou de mim e falou: “O pastor que veio pregar ontem não chegou nem a seus pés, nunca vi ninguém pregar como você, Deus vai te levantar e você vai ser grande entre os demais”. No mesmo momento me voltei para aquela irmã e disse: “Não seja ludibriada pelo inimigo, irmã! Se Deus falou através de mim glorifique a Ele por isso, pois eu não sou maior do que os meus irmãos. Você não conhece minhas limitações e a miséria que há na minha carne”.

Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam aos vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” Mt 5.16

As pessoas devem olhar pra você e dizer: “Aleluia! Louvado seja Deus, pois vejo claramente Jesus em você”. Caso elas se curvem para te adorar, faça como fizeram os apóstolos Paulo e Barnabé, e redirecione os olhos dos homens para cima: “Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles”. Atos 14.14-15

O Espírito de Deus, ao contrario do maligno, declara que Jesus é o verbo de Deus que se fez carne. O Espírito de Deus mostra que temos que trilhar o mesmo caminho de esvaziamento e humilhação que o próprio Filho de Deus trilhou. Ele não apresenta atalhos. Ele não cogita outro caminho. Muitos pensam que na Bíblia está escrito: “Os humilhados serão exaltados”; mas não é assim que está escrito. Escrito está: “Quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mt 23.12. As pessoas podem estar humilhando você e você continuar com o coração exaltado. De que adianta? É um desperdício!

O Espírito que procede de Deus glorifica o Filho. Faz com que tudo (absolutamente tudo) venha a convergir nEle. A obra do Espírito Santo é gerar Cristo em nós, fazer Cristo se desenvolver em nós e glorificar Cristo em nossas vidas. “Cristo em nós” é a esperança da glória. O Espírito faz com que Jesus seja o Grande! Que Jesus seja o cabeça! Que Ele sente no trono! Que Ele esteja no centro das atenções no palco da existência, e todas as demais criaturas o aplaudam e o celebrem.

Louvemos a Jesus!

6 comentários:

  1. Benção de Deus essa postagem! Deus te abençoe querido e derrame cada vez mais unção sobre tua vida!

    ResponderExcluir
  2. meu maninho que a unção de Deus seja como cachoeira na tua vida, que jorre sabedoria de Deus dos teus lábios, e Ele te use sempre para sua glória, pois o prazer verdadeiro do homem está em adorar a Deus, e que possamos sempre exaltá-lo para todo sempre!! benção de Deus, não há como te adorar de fato, se o coração for quase todo teu...isso não é se reder!! Senhor o abençoa com mais, muito mais de ti!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mozinho! é muito comum esse tipo de comportamento nas igrejas e esse é um tema pouco comentado... Que o pai continue te usando cada vez mais para GLORIA DELE... bj

    ResponderExcluir
  4. maravilhosa observação...ms imagina pregar isso na igreja hoje em dia,vc é expulso.
    Ms é assim q devemos proceder,com humildade e exaltando somente ao Salvador...
    Que Deus te abençõe cada vez mais...

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus por esse estudo iluminado! Que o Senhor continue te usando dessa forma, para glória do Seu Nome.

    ResponderExcluir
  6. Mensagem abençoada! Que Deus continue abençoando sua vida e lhe use cada vez mais para pregar essa verdade!!

    ResponderExcluir