quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Parece pouco, mas não é!


Por Saulinho Farias
“Jesus chamou os seus discípulos e disse:

– Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
– Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
– Quantos pães vocês têm? – perguntou Jesus.  – Sete pães e alguns peixinhos! – responderam eles”. Mateus 15.32-34 NTLH
Jesus sempre me impressiona!

 “Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho”. Assim começa o relato da segunda grande multiplicação de pães e peixes.

Jesus sempre estava pensando nos outros.

As multidões seguiam Jesus até o deserto. Sabemos que as motivações de muitos eram ver sinais, ou até mesmo receber algum benefício, mas mesmo assim, Jesus se compadecia deles. Ficava sensibilizado diante da exaustão e do cansaço físico das massas. Não queria vê-los desfalecendo.

Que coração tem o nosso Senhor! Compassivo, piedoso, sensível e atento à necessidade alheia. Os discípulos tinham muito à aprender.

Nós temos muito à aprender.

“Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?” – Os 
 discípulos perguntavam. Mas você percebe o tom? Um leve tom de incredulidade, ou de impossibilidade.

E nós perguntamos: “Como podemos ajudar tantas pessoas necessitadas, Senhor?” – Há tanto a ser feito, tantos fracos e oprimidos, tantos cansados pelo caminho, que nós, também fracos e exautos, racionalizamos: “Mal temos pra nós, quanto mais pra eles?”

Quantos pães vocês têm? – perguntou Jesus.

O que você tem em suas mãos agora? - Continua perguntando Jesus.

Muitos pensam: “Vou ganhar muito dinheiro para um dia ajudar muita gente”. “Um da vou ter uma excelente casa, bem grande, para receber pessoas”. Mas vale a pena perguntar: Você já ajuda as pessoas com o pouco que você tem? Ou você espera um dia ter muito pra começar a ajudar? Você já recebe e hospeda pessoas em sua humilde casa? Ou está querendo um castelo para poder impressionar?

Sete pães e alguns peixinhos! – responderam eles

Ah Senhor! Eu tenho muito pouco – responde você.

Acredite! É do pouco que você tem nas mãos que talvez milhares de pessoas estão precisando para nutrir seu espírito e trazer sustento à sua alma.

Muitos se iludem pensando que Deus precisa de grandes coisas vindas dos homens. Não! Deus deseja ver a nossa disponibilidade e abertura nas pequenas coisas da vida. Dessas pequenas coisas, pequenas atitudes de pessoas que são pobres de espírito, que têm pouco a ofertar, mas assim mesmo o faz, é que Deus faz tremendos milagres.

Talvez seus poucos pãezinhos e peixes seja uma simples conversa com alguém aflito; uma meia hora do seu horário de almoço dedicada a um faminto da palavra; uma mensagem de celular a um amigo que você mais nunca viu; um tempo de oração pelos missionários no exterior; uma simples canção que você compôs; um bate-papo sobre Jesus com um idoso no ônibus, um simples “Eu te amo”, para seus parentes e amigos.

Parece pouco, não é? Sim! É pouco. Mas nas mãos de Jesus isso se transforma em muito e acaba alimentando pessoas que você jamais imaginou.

Você pode ajudar. Você pode abençoar alguém.

Use o que tens, ainda que pouco. Seja tempo, dinheiro, uma conversa, um telefonema, um e-mail, etc. Use o que tens, dedique ao Senhor e reparta com quem precisa tanto de você.

4 comentários:

  1. Linda reflexão, me fez pensar bastante sobre a coisa que menos tenho, e que muitas vezes negligencio ofertar ou dedicar à prática do Evangélio que é meu tempo. Depois dessa leitura, uma excelente percepção do Saulinho, pretendo repensar meu tempo e dedicar uma parte dele a Bíblia e a anunciar as maravilhas do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo. Eu realmente penso que quando tiver mais tempo vou me dedicar mais, mas eu posso fazê-lo com o pouco de tempo que tenho. É hora de pensar diferente. Gostei da reflexão, muito boa, que Deus abençõe Saulinho e a todos.

    ResponderExcluir
  2. Amém, Tompson!! É isso mesmo! Acrescentou muito, mano!

    ResponderExcluir
  3. É MESMO ASSIM QUE ACONTECE MUITAS VEZES ACHAMOS QUE NÃO TEMOS O BASTANTE PARA AJUDAR ESQUECENDO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS QUE E´DONO DO OURO E DA PRATA ,NA REALIDADE TEMOS TUDO ,VIVEMOS PELA PALAVRA ,QUE CURA ,QUE LIBERTA ,QUE TRANSFORMA,QUE DA VIDA ,QUE ALIMENTA ,QUE SALVA.E MUITAS VEZES É ISTO QUE AS PESSOAS ESTÃO PRECISANDO APENAS UMA PALAVRA.

    ResponderExcluir
  4. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Muita paz.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir